Meu negócio

Quando ter vários softwares se torna um problema

Quando ter vários softwares se torna um problema

No papel, tudo parece sob controle. A distribuidora tem um sistema para controlar o estoque, outro para emissão de notas, um terceiro para o financeiro, planilhas manuais para os pedidos e mais um software terceirizado para a logística. Tudo funcionando. Ou quase.

Na prática, essa multiplicidade de sistemas, comum em grande parte das distribuidoras brasileiras, não representa eficiência — mas um risco silencioso à operação.

O mito da eficiência fragmentada

Segundo dados da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), 67% das empresas do setor logístico utilizam mais de três sistemas diferentes para gerenciar suas operações. A fragmentação cria gargalos, pois os dados não conversam entre si, os relatórios se tornam conflitantes, o retrabalho passa a ser rotina e a distribuidora que deveria operar com velocidade e precisão acaba afogada em reconciliações manuais, integrações improvisadas e risco constante de falhas.

Mas diferente de sistemas isolados, o ERP da Max Work atua como um centro integrador. Em vez de soluções separadas para cada área, nosso ERP conecta estoque, compras, financeiro, vendas, logística e fiscal em um único ambiente, com dados unificados e atualizados em tempo real.

De acordo com o Sebrae, empresas que centralizam a gestão em um ERP reduzem em até 45% o tempo gasto com processos operacionais e aumentam a precisão das informações estratégicas, como custos, margem e rentabilidade por cliente.

Os prejuízos invisíveis de sistemas desconectados

Mas se mesmo assim você optar por vários sistemas para operar sua distribuidora vamos destacar abaixo alguns dos problemas comuns que podem ocorrer (ou já ocorrem na sua operação) por utilizarem várias ferramentas ao inés de uma unificada: 

  • Divergência entre estoque físico e estoque no sistema

  • Atraso no faturamento por inconsistência de dados fiscais

  • Perda de vendas por falta de visão integrada do giro de produtos

  • Decisões baseadas em informações desatualizadas ou desencontradas

Esses erros operacionais custam caro. Segundo a FGV-SP, empresas com processos manuais ou sistemas desconectados podem ter uma perda de até 8% no faturamento anual por erros evitáveis.

ERP não é só para grandes

A boa notícia é que você encontrou o ERP da Max Work que funciona tanto com servidor presencial como em nuvem. Voltado especificamente para distribuidoras desde pequeno até grande porte, nosso sistema oferece desde o controle automatizado de pedidos até roteirização inteligente de entregas e cálculos fiscais em tempo real, incluindo ICMS-ST e substituição tributária.

Além disso, a integração com SEFAZ, transportadoras e marketplaces B2B já é padrão aqui na Max Work — e um diferencial que otimiza tempo e melhora a competitividade mediante seus concorrentes.

Fale conosco e contrate agora mesmo um sistema único para distribuidoras

Se você chegou até aqui, já entendeu que não basta ter tecnologia. É preciso ter a tecnologia certa, integrada e estratégica. O excesso de sistemas pode gerar a falsa sensação de controle, quando na verdade está travando o crescimento do negócio.

Para distribuidoras que lidam com alto giro, múltiplos SKUs, exigências fiscais rigorosas e necessidade de agilidade, o ERP da Max Work pode ser o diferencial competitivo mais poderoso que existe hoje.

No mundo das distribuidoras, o caos não vem da ausência de sistemas — mas da ausência de controles adequados e nisso nós podemos te ajudar.

a man with glasses talking on a cell phone

Ficou interessado em saber mais como podemos ajudar o seu negócio?

Muito obrigado, recebemos seu e-mail e em breve vamos entrar em contato!
Existe algo errado, ou faltante, nas suas informações, por favor revise-as e tente novamente!