ERP

A revolução silenciosa nas empresas brasileiras proporcionada pelo controle total de um sistema ERP

A revolução silenciosa nas empresas brasileiras proporcionada pelo controle total de um sistema ERP

Na sala apertada de uma pequena fábrica no interior de Santa Catarina, o barulho das máquinas era tão constante quanto a confusão com planilhas. Tudo mudava a cada novo pedido: prazos não cumpridos, estoques desencontrados e o financeiro sempre com dúvidas. Foi aí que Marcos, dono da empresa, decidiu investir em algo que nunca pensou ser necessário: um sistema ERP da Max Work.

Essa história não é exceção. Segundo o Sebrae Nacional, mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras ainda utilizam métodos manuais ou ferramentas desconectadas para gerenciar o negócio, o que compromete diretamente a eficiência e a lucratividade.

Mas afinal, o que é um sistema ERP? Na prática, trata-se de um software que integra todas as áreas de uma empresa em um só lugar: financeiro, estoque, vendas, produção, fiscal e muito mais.

Com ele, o gestor pode tomar decisões com base em dados atualizados em tempo real. Nada de retrabalho com planilhas ou perda de informações entre setores.

O coração digital das empresas modernas e que geram lucro

De acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), empresas que adotam um ERP têm um aumento médio de 25% na produtividade em até 12 meses. O impacto é tão expressivo que, atualmente, 84% das companhias com mais de 50 funcionários no Brasil já utilizam algum tipo de ERP, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).

Mas não são apenas as grandes corporações que podem se beneficiar. O crescimento das soluções em nuvem e o modelo de assinatura mensal democratizaram o acesso. Hoje, qualquer empresa pode ter um ERP para a sua realidade, sem necessidade de servidores físicos ou investimentos pesados em infraestrutura.

Mas e quais os benefícios reais de ter um ERP como o da Max Work? Do controle à economia na empresa, como por exemplo:

  • Redução de custos operacionais
  • Controle de estoque mais preciso
  • Agilidade no fechamento financeiro e emissão de notas fiscais
  • Melhora na comunicação entre setores
  • Acesso a relatórios e indicadores em tempo real
  • Centralização da empresa em um sistema apenas

Para empresas que precisam seguir normas fiscais rigorosas, como as brasileiras, um ERP também evita multas por erros de tributação, oferecendo geração de SPED Fiscal, emissão de NF-e, sempre seguindo as exigências fiscais.

Mais que tecnologia: Um ERP é uma mudança de mentalidade…

Segundo o SENAC, um dos principais desafios na adoção de um ERP está na cultura empresarial. Muitos empreendedores ainda veem a tecnologia como um custo, e não como um investimento estratégico.

Por isso, especialistas recomendam que a implementação do sistema venha acompanhada de treinamento interno, apoio na adaptação dos processos e mudança na forma de pensar a gestão.

Fale conosco e contrate agora mesmo um sistema ERP que te ajuda a controlar seu negócio

Voltando à história da fábrica de Marcos, seis meses após a implantação do ERP, o cenário era outro: compras com precisão, estoque equilibrado e lucro crescente. O que parecia “só mais um software” se revelou o ponto de virada do negócio.

O controle total da empresa não é mais um luxo. É uma necessidade. E o ERP, hoje, é o cérebro digital das empresas que querem crescer.No Brasil, onde a sobrevivência de empresas ainda é um desafio — 48% fecham antes de completar cinco anos, segundo o IBGE — investir em controle, gestão e dados pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio.

a man with glasses talking on a cell phone

Ficou interessado em saber mais como podemos ajudar o seu negócio?

Muito obrigado, recebemos seu e-mail e em breve vamos entrar em contato!
Existe algo errado, ou faltante, nas suas informações, por favor revise-as e tente novamente!